Manifestantes da UP protestam contra escala 6×1 em shopping e supermercado de Belém

Um protesto organizado por militantes da Unidade Popular chamou atenção de frequentadores do Shopping Boulevard, em Belém, no fim da tarde desta quinta-feira (1º). Por volta das 17h, manifestantes ocuparam a praça de alimentação do shopping com faixas pedindo o fim imediato da escala 6×1 — regime de trabalho em que o empregado trabalha seis dias e folga apenas um.

De forma contínua, os manifestantes encerraram o ato inicial no Boulevard e se dirigiram ao supermercado Líder, localizado na Doca, para dar continuidade à mobilização. No local, o grupo repetiu os gritos de ordem e reivindicações diante de funcionários e consumidores.

Criada originalmente para setores com alta demanda de mão de obra, a escala 6×1 tem sido alvo de críticas por limitar o descanso e afetar a saúde mental e física dos trabalhadores. Neste 1º de maio, além das ações da UP, atos mais amplos ocorreram em frente à Semec, reunindo sindicatos e servidores públicos com pautas que incluíram reajustes salariais, combate à privatização de serviços essenciais e exigência do cumprimento dos pisos do magistério e da enfermagem.

Reforçando as mobilizações em nível nacional, o presidente Lula (PT) declarou apoio ao diálogo sobre a redução da jornada semanal para 36 horas, sem prejuízo salarial. A proposta, articulada pela PEC 8/2025, é defendida por movimentos como o Vida Além do Trabalho (VAT) e tem ganhado respaldo entre lideranças políticas e sociais, que pressionam o Congresso por mudanças que promovam maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Leia também:

O post Manifestantes da UP protestam contra escala 6×1 em shopping e supermercado de Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.