Em fevereiro de 2025, o Pará alcançou a marca de quase 9 mil novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged, e liderou a geração de postos formais em toda a região Norte.
Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), iniciativas como os feirões de empregos e a intermediação de vagas pelo Sine são parte de um esforço contínuo para ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho.
Além dessas ações, o governo tem buscado atrair novas empresas e fortalecer parcerias para ampliar o número de oportunidades.
“Estamos investindo em mecanismos que fomentem a economia e gerem emprego com dignidade para os paraenses”, afirmou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
Entre os destaques está o programa Primeiro Ofício, que desde 2019 já inseriu cerca de 3 mil jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho. O Pará também foi o estado da região Norte com o maior número de jovens aprendizes contratados em 2024, com mais de 12 mil, segundo o Dieese/PA.
As obras públicas seguem como outro motor de geração de emprego. De 2023 a 2025, mais de 37 mil trabalhadores estiveram envolvidos em projetos de infraestrutura como pavimentações, macrodrenagens e construções estratégicas para a COP30. Somente nas obras da Nova Doca e do Parque da Cidade, mais de 1.500 profissionais atuam atualmente.
Outro pilar importante tem sido a qualificação profissional. As Usinas da Paz ofereceram, nos primeiros meses de 2025, cursos gratuitos que beneficiaram mais de 5.700 pessoas em várias regiões do estado.
Em Belém, por exemplo, a empreendedora Aline Vitoriano participou de um curso de gastronomia na Usipaz Jurunas e hoje comemora um ano da própria hamburgueria.
“Aprimorei meus conhecimentos em cursos e oficinas de gastronomia e esse projeto é incrível, porque ajuda a população que não tem condições de pagar um curso desses, que é caro. Então, oferece cursos gratuitos para pessoas que precisam e necessitam, como eu, para me aperfeiçoar. E hoje, graças a Deus, e a essa iniciativa, comemoro um ano da minha hamburgueria”, destacou.
Programas como o Capacita COP30, que já formou mais de 16 mil alunos, e os cursos técnicos promovidos pelas EETEPAs também seguem fortalecendo o mercado de trabalho com mão de obra qualificada.

O post Pará lidera geração de empregos na região Norte e amplia qualificação profissional apareceu primeiro em Estado do Pará Online.