Semas resgata três filhotes de peixe-boi em Santarém

Um resgate realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) na última quarta-feira (30) resultou no salvamento de três filhotes de peixe-boi, todos fêmeas, em comunidades da região do Baixo Amazonas, no município de Santarém.

A operação foi uma ação conjunta com órgãos ambientais e instituições não governamentais, incluindo o ICMBio, Instituto Bicho D’água e o Instituto Igarapé-Nhamundá. Os animais foram encaminhados inicialmente ao CETRAS da UFRA, em Belém, e nesta quinta-feira (1°), transferidos para reabilitação no Instituto Bicho D’água, em Castanhal.

De acordo com a Semas, os filhotes foram encontrados sozinhos em locais distintos: um na comunidade de Boca dos Currais, outro sob uma casa ribeirinha na comunidade Casa Grande, e o terceiro na comunidade Mangal, na Resex Tapajós Arapiuns. Um deles apresentava quadro grave de desidratação e desnutrição, enquanto os demais estavam estáveis, mas também necessitam de cuidados especializados.

Segundo Talita Praxedes, gerente de Fauna, Aquicultura e Pesca da Semas, o crescimento no número de resgates — dez apenas entre novembro de 2024 e abril de 2025 — é reflexo das políticas públicas como os acordos de pesca e da atuação integrada com o Ibama. Ela ressalta que o engajamento das comunidades tem sido essencial, com moradores já conscientes sobre como e onde buscar ajuda para proteger a fauna silvestre.

Responsável por um dos acionamentos, o Instituto Igarapé-Nhamundá destacou que a sensibilização das comunidades e o fortalecimento das ações de fiscalização têm contribuído para ampliar a proteção não só dos peixes-boi, mas também de outras espécies aquáticas ameaçadas, como quelônios e botos. A operação contou com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e de equipes técnicas da Semas.

Leia também:

O post Semas resgata três filhotes de peixe-boi em Santarém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.