Vereador Orlando Elias segue no cargo após decisão judicial que cassou votos do PSB em Marabá

Uma decisão da Justiça Eleitoral de Marabá movimentou os bastidores políticos na última segunda-feira (5), ao cassar os votos do PSB nas eleições municipais de 2024, o que afeta diretamente o mandato do vereador Orlando Elias. A medida foi tomada com base em denúncia sobre suposto uso de candidatura fictícia para preencher a cota de gênero prevista em lei.

Apesar da decisão que cassou os votos do PSB, proferida pela juíza Adriana Divina da Costa Tristão, o vereador Orlando Elias (PSB) permanece no exercício do mandato e participa normalmente da sessão plenária desta terça-feira (6), afirmando que recorrerá da sentença assim que for oficialmente notificado.

Candidato mais votado entre os eleitos do PSB, com 1.807 votos, Orlando Elias disse estar tranquilo quanto à situação e informou que pretende ingressar com embargo de declaração para questionar a decisão de primeira instância. Ele ressaltou que somente uma deliberação colegiada pode afastá-lo do cargo e, até lá, continuará atuando normalmente como vereador.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a cassação decorre da suposta utilização de uma candidatura fictícia — a de Gilmara da Silva Brito, registrada como Gilmara Rabello — que não apresentou votos, gastos ou prestação de contas. A juíza também declarou a inelegibilidade de Gilmara por oito anos e encaminhou o caso ao Ministério Público Eleitoral.

Leia também:

O post Vereador Orlando Elias segue no cargo após decisão judicial que cassou votos do PSB em Marabá apareceu primeiro em Estado do Pará Online.