Lula chega a Moscou para “reafirmar compromisso com multilateralismo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta 4ª feira (7.mai.2025) em Moscou, na Rússia, onde participará de eventos relacionados ao comércio internacional e de cerimônias a convite do governo russo.

Em seus perfis nas redes sociais, Lula compartilhou registros do desembarque em Moscou. “A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação em ciência e tecnologia e buscar a ampliação das nossas parcerias comerciais”, disse Lula.

Durante a visita à Rússia, Lula terá reuniões bilaterais com o presidente Vladimir Putin e com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. O objetivo principal do petista é diversificar as relações comerciais com o país, que hoje, são protagonizadas pelo setor de combustíveis e de fertilizantes agrícolas.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, acompanham o petista na viagem e assinarão atos de cooperação com o país em suas áreas.

Lula também participará da cerimônia de comemoração dos 80 anos do Dia da Vitória, na próxima 6ª feira (9.mai), que marcou o fim da 2ª Guerra Mundial com o triunfo dos Aliados, com papel decisivo das tropas soviéticas, sobre a Alemanha nazista.