O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta segunda-feira (6) uma representação na mesa diretora da Câmara dos Deputados solicitando a busca e apreensão de armas de fogo supostamente mantidas pelo deputado Delegado Caveira (PL-PA) dentro das dependências do Congresso Nacional.
O pedido foi motivado pela divulgação de uma foto nas redes sociais, que mostra Caveira e o vereador de Belém, Zezinho Lima (PL), posando com um fuzil e uma pistola no gabinete parlamentar. Segundo a assessoria de Caveira, o registro foi feito na semana passada.
Na representação, Correia afirma que as armas foram exibidas de forma ostensiva a assessores e visitantes, sem qualquer tipo de registro prévio ou autorização da Polícia Legislativa da Câmara. O parlamentar também cita o artigo 271 do Regimento Interno da Casa, que proíbe o porte de armas por pessoas não autorizadas, exceto membros da segurança institucional, caracterizando o ato como infração disciplinar e contravenção.
Pedido envolve PGR, Conselho de Ética e Corregedoria
Além da requisição de busca e apreensão, Correia pede que o caso seja enviado à Corregedoria Parlamentar, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que as devidas providências legais sejam tomadas.
Vereador reage e politiza o caso
Em resposta, o vereador Zezinho Lima, que aparece ao lado de Caveira na imagem, defendeu o aliado e atacou a oposição:
“O deputado Caveira é responsável pelos seus atos. Além de ser deputado, é delegado de polícia. O que ele tiver no gabinete dele é de responsabilidade dele, não de um deputado de esquerda, petista. Esse ataque é direcionado porque somos de direita e armamentistas”, afirmou.
O vereador ainda declarou que não vê problema na imagem e que seguirá “lutando e defendendo a população de bem”, ressaltando sua posição a favor da posse de armas.
O deputado Delegado Caveira ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A Polícia Legislativa da Câmara e os demais órgãos citados ainda não divulgaram se acolherão os pedidos de investigação.
Leia também:
O post Deputado do PT pede busca e apreensão contra deputado paraense que levou armas ao gabinete apareceu primeiro em Estado do Pará Online.