O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou na noite desta terça-feira (6) dois decretos que oficializam a criação do Parque Figueira, com a designação de áreas públicas como espaços de lazer e preservação ambiental, e também a denominação oficial de ruas no bairro planejado Casa Figueira, localizado na região ao lado do Shopping Iguatemi.
O novo Parque Figueira, situado dentro do loteamento Casa Figueira, contará com áreas verdes, sistemas de lazer e um espaço para equipamento público urbano. O projeto faz parte do conceito de urbanismo sustentável, promovendo a integração entre moradia, comércio, mobilidade e meio ambiente.
A assinatura dos decretos foi realizada durante cerimônia no próprio local, com participação de secretários municipais, da Câmara Municipal, representantes do Grupo Iguatemi e da Fundação Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
“Campinas deu mais um passo importante no desenvolvimento urbano com responsabilidade ambiental. O primeiro decreto oficializou o nome do novo empreendimento imobiliário ao lado do Shopping Iguatemi como Parque da Figueira. Já o segundo decreto denominou as ruas internas do projeto com nomes em homenagem a ex-presidentes da Feac. Este é um empreendimento imobiliário inovador, com a participação da Feac em parceria com o setor privado, e que se destaca por características sustentáveis. Uma das mais relevantes é a preservação ambiental: 45% de toda a área será destinada a áreas verdes. Com implantação prevista ao longo de 20 anos, o Parque da Figueira vai gerar empregos, movimentar a economia local e consolidar Campinas como referência em urbanismo aliado à preservação da natureza”, afirmou o prefeito.
Crédito: Carlos Bassan/PMC

Projeto faz parte do conceito de urbanismo sustentável, promovendo a integração entre moradia, comércio, mobilidade e meio ambiente.
Decreto garante proteção ambiental
De acordo com o decreto municipal, qualquer intervenção no Parque Figueira dependerá de aprovação prévia dos órgãos competentes da Prefeitura. As áreas de preservação ambiental terão uso controlado, garantindo a proteção do ecossistema local.
Ruas homenageiam ex-presidentes da Feac
O segundo decreto assinado pelo prefeito denomina oficialmente seis ruas do bairro Casa Figueira, em homenagem a ex-presidentes da Fundação Feac. A medida reconhece a contribuição dessas personalidades para a história da assistência social na cidade.
Veja os novos nomes:
1. Rua Osmar Gonçalves – Rua 02 do loteamento
2. Rua Darcy Paz Pádua – Rua 03 do loteamento
3. Rua Rubens Duarte Segurado – Rua 04 do loteamento
4. Rua Flávio Eduardo Lopes – Rua 05 do loteamento
5. Rua Saulo Monte Serrat – Rua 26 do loteamento
6. Rua Gilberto Prado – Rua 27 do loteamento
As vias estão localizadas entre as Avenidas Carlos Jereissati e Mackenzie, conectando diversas quadras do novo bairro.
“Os nomes escolhidos são de pessoas que ainda não haviam sido homenageadas em ruas da cidade, mas que tiveram papel importante na trajetória da Feac — uma forma nobre de reconhecimento e homenagem”, afirmou o presidente do Conselho Curador da Fundação Feac, Renato Nahas.
Crédito: Carlos Bassan/PMC

O Casa Figueira será um bairro de uso misto, com mais de 1 milhão de metros quadrados, que integra residências, comércios, escritórios, escolas e serviços
A criação do Parque Figueira deve trazer benefícios ambientais, sociais e urbanísticos para Campinas, promovendo qualidade de vida não apenas aos futuros moradores, mas a toda a cidade. As áreas públicas mantêm suas destinações originais, conforme registro do loteamento, e sua administração ficará sob responsabilidade dos órgãos municipais.
“O projeto Casa Figueira é um exemplo de urbanismo de qualidade pro Brasil. Após 45 anos em Campinas, com o Iguatemi, desenvolvemos um belíssimo projeto de urbanismo, inspirado no conceito da ‘cidade de 15 minutos’, reunindo tudo em um único lugar. É um sonho que vai surpreender Campinas — uma cidade que merece esse avanço”, afirmou Carlos Jereissati Filho, presidente do Conselho de Administração da Iguatemi S.A.
Entre os secretários que participaram da cerimônia estavam os secretários municipais Peter Panutto (Justiça), Braz dos Santos Adegas Júnior (Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade), Marcelo Coluccini (Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Carolina Baracat (Urbanismo), Vinicius Issa Lima Riverete (presidente da Emdec), Adriana Flosi (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação), Aurílio Sérgio Costa Caiado (Finanças), e Arly de Lara Romeo (Habitação).
Sobre a Casa Figueira
O Casa Figueira será um bairro de uso misto, com mais de 1 milhão de metros quadrados, que integra residências, comércios, escritórios, escolas e serviços. O empreendimento fica ao lado do Shopping Iguatemi Campinas e vai ser integrado ao centro de compras.