O Governo do Pará anunciou, na última quarta-feira (7), uma nova edição do programa CNH Pai D’égua, voltada especialmente para mães de pessoas com deficiência. A ação vai garantir 4 mil vagas gratuitas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todas as regiões do estado, com o objetivo de promover mais mobilidade, autonomia e inclusão social.
A iniciativa foi apresentada em Belém pela vice-governadora Hana Ghassan, ao lado da diretora-geral do Departamento de Trânsito (Detran), Renata Coelho. A medida integra as ações do governo em celebração ao Dia das Mães e reforça a política pública voltada à valorização de mulheres que enfrentam a rotina do cuidado com filhos com deficiência.
“Estamos garantindo 4 mil CNHs totalmente gratuitas para mães atípicas. Serão 2 mil vagas para Belém e Região Metropolitana, e outras 2 mil distribuídas pelas demais regiões do Pará. É uma forma de reconhecer essas mulheres e proporcionar dignidade, mobilidade e autonomia”, afirmou Hana Ghassan.
Como participar
O edital completo será divulgado no dia 9 de maio, e as inscrições terão início na segunda-feira, dia 12, exclusivamente pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br. A distribuição das vagas será feita por região, seguindo o cronograma abaixo:
- Belém e Região Metropolitana
2.000 vagas
Inscrições: 12 a 15 de maio - Marajó, Paragominas, Abaetetuba, Capanema e Tucuruí
Inscrições: a partir de 23 de junho - Santarém, Altamira e Itaituba
Inscrições: a partir de 4 de agosto - Marabá, Parauapebas e Redenção
Inscrições: a partir de 15 de setembro
Ferramenta de dignidade
Para a diretora do Detran, Renata Coelho, que também é mãe atípica, a CNH gratuita representa muito mais do que o direito de dirigir.
“Essa carteira não é um privilégio, é uma necessidade. Permite que essas mães levem seus filhos a consultas, façam terapias, cumpram compromissos e até consigam trabalhar com mais liberdade. É sobre dignidade. Como mãe atípica, me sinto orgulhosa de ver essa política se concretizando com respeito e sensibilidade.”
Com a edição especial voltada para mães atípicas, o programa CNH Pai D’égua amplia seu alcance social, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão, acessibilidade e valorização das famílias que enfrentam desafios diários no cuidado com pessoas com deficiência.
Leia Mais:
O post Pará oferece CNH gratuita para mães de pessoas com deficiência; vagas limitadas apareceu primeiro em Estado do Pará Online.