O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, comentou nesta sexta-feira (9) sobre a eleição do novo Papa Leão XIV e a expectativa em torno de sua relação com a região Amazônica e as discussões ambientais globais. Em coletiva à imprensa, Dom Alberto afirmou estar confiante de que o novo pontífice será uma “voz muito forte” diante da crise climática e das pautas ecológicas.
“Acredito que o Papa será uma voz muito forte com relação às mudanças climáticas e com relação às questões da ecologia”, afirmou o arcebispo.
Dom Alberto também relembrou o posicionamento da Santa Sé no papado anterior, quando o Vaticano demonstrou grande interesse na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. “Ainda no tempo do Papa Francisco, a Santa Sé nos pediu para reservarmos um número muito grande de lugares para representantes do Vaticano na COP 30. Com toda certeza, teremos presença significativa da Igreja Católica no evento”, afirmou.
O Arcebispo destacou ainda a trajetória do novo Papa, que foi bispo em uma diocese missionária da região amazônica. Segundo Dom Alberto, essa vivência garante sensibilidade especial às causas sociais e ambientais.
“A missão e a responsabilidade da Igreja com os povos da Amazônia são claras para ele. Ontem e hoje mesmo, ele já se referiu à dimensão missionária do seu pontificado”, concluiu.
A COP 30 será realizada em novembro de 2025, em Belém, e deve reunir lideranças globais para debater soluções à crise climática. A presença do Papa Leão XIV poderá marcar um momento histórico de engajamento da Igreja nas questões ambientais.
Leia também:
O post Dom Alberto Taveira prevê papel ativo do Papa Leão XIV na COP 30 e nas questões ambientais apareceu primeiro em Estado do Pará Online.