O papa Leão 14 celebrou, nesta 6ª feira (9.mai.2025), a sua primeira missa desde que assumiu o cargo de pontífice, na 5ª feira (8.mai). A Santa Missa com os cardeais é realizada na Capela Sistina, no Vaticano, no mesmo local onde ocorreu o conclave que elegeu o então cardeal Robert Francis Prevost como papa.
Em uma quebra da tradição, o papa Leão 14 abriu sua homilia em inglês. Depois, já em italiano, lembrou o seu antecessor, morto em 21 de abril. “Como o papa Francisco mencionou muitas vezes, somos chamados a testemunhar a fé em Jesus, o salvador, de forma alegre”, disse.
Antes da Eucaristia, o pontífice também afirmou que Deus, por meio do voto dos cardeais eleitores presentes na missa, confiou nele para ser o “fiel administrador” do bispado de Roma para que a Igreja “seja uma arca de salvação que navega nas ondas da história, um farol que ilumina as noites do mundo”.
Segundo Leão 14, a força da Igreja não se deve “tanto à magnificência de suas estruturas ou à grandeza das suas construções, mas sim à santidade de seus membros, daquele povo que Deus tomou para si”.
O papa também exortou a humildade entre os líderes religiosos e reforçou a importância de que eles se façam “pequenos para que Ele [Cristo] seja conhecido e glorificado, para que todos tenham a oportunidade de conhecê-lo e amá-lo”.
O correspondente da CNN Internacional no Vaticano apontou outra escolha marcante de Leão 14 para a 1ª missa: em vez de usar o tradicional e grandioso altar da Capela Sistina, que o deixaria de costas para os cardeais, celebrou a missa voltado para eles – como a maioria dos católicos vivencia a experiência da missa.
“Ele claramente decidiu que ficará de frente para os cardeais, e acho isso significativo”, disse Christopher Lamb. “Sua decisão agora transmite uma mensagem […] Há católicos que querem que a liturgia volte a ser como era antes, que desejam os antigos modos de celebrar”.
ELEIÇÃO DE ROBERT PREVOST
O novo líder da Igreja Católica, o 1º norte-americano a comandar a Santa Sé, foi apresentado ao público na varanda da Basílica de São Pedro na 5ª feira (8.mai).
Prevost nasceu em Chicago, em 14 de setembro de 1955. É sacerdote desde 1982 e foi bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Nomeado arcebispo pelo papa Francisco em 2023, tornou-se integrante do Colégio dos Cardeais da Igreja Católica.
A escolha do nome papal pode ser uma homenagem ao papa Leão 13, que liderou a igreja de 1878 a 1903. Ficou conhecido como o “papa dos trabalhadores” e defendeu a distribuição de riqueza e intervenção do Estado em favor dos mais pobres.
Leão 14 é um líder agostiniano, ou seja, que segue a vida cristã ao estilo de Santo Agostinho. Essa ordem religiosa tem 6 valores fundamentais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça solidária.
Robert Prevost construiu grande parte de sua carreira no Peru, onde trabalhou nas décadas de 1980 e 1990, e se naturalizou peruano. É poliglota e tido como um clérigo com habilidades diplomáticas.
Segundo o New York Times, Prevost tem posicionamentos similares ao do papa Francisco, e tende a dar continuidade a suas reformas. Assim como o pontífice argentino, Leão 14 tem compromisso com os mais pobres e com os direitos de imigrantes.
Por outro lado, é mais discreto e menos liberal que seu antecessor. Já criticou o “estilo de vida homossexual” em discurso em 2012 e se colocou contra o ensino escolar que “busca criar gêneros que não existem”
Leia mais:
- Políticos brasileiros comemoram escolha de novo papa
- Novo papa, Leão 14 fala português e viria ao Brasil em abril
- Norte-americano, papa Leão 14 já criticou vice de Trump
- Entenda a história por trás do nome do novo papa
- “Que dê continuidade ao legado de Francisco”, diz Lula ao papa Leão 14
- Leia a íntegra do 1º discurso do papa Leão 14
- Novo papa foi acusado por mulheres de acobertar abusos no Peru
- Quem foi Leão 13, o último a usar o nome do novo papa
- Norte-americano, novo papa pode impulsionar catolicismo nos EUA
- Saiba quem é o novo papa
- É uma honra saber que novo papa é norte-americano, diz Trump
- Vaticano escolhe 1º papa norte-americano da história
- Novo papa aparece na varanda e cumprimenta fiéis; veja fotos
- Robert Prevost, dos EUA, é eleito o novo papa