O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), confirmou que estará ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. Em entrevista recente, o ministro afirmou que o apoio do MDB ao atual chefe do Executivo deve ser natural, considerando a participação expressiva da sigla no governo federal.
“Eu acho que é uma incoerência o MDB ter três ministérios, e não são qualquer ministérios, e não apoiar Lula. O MDB tem o dever de permanecer com o presidente”, declarou Jader durante convenção do partido.
Apesar de o MDB não ter aliança formal com o PT, Jader destacou que o partido integra a base governista no Congresso Nacional e ocupa cargos estratégicos, como os ministérios do Planejamento, comandado por Simone Tebet, e dos Transportes, com Renan Filho.
A fala de Jader ocorre num momento em que setores do MDB mantêm diálogo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome cotado para disputar a Presidência da República em 2026. Para o ministro, esse tipo de ambiguidade prejudica a coerência política da legenda. “Não é lógico participar do governo e, na eleição, mudar de lado”, reforçou.
Jader Filho também comentou a pré-candidatura de seu irmão, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ao Senado Federal em 2026. Ele ainda defendeu a manutenção de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente em uma eventual chapa de reeleição de Lula. “Respeito muito o vice-presidente Alckmin e não acho que isso seja pauta de discussão no MDB”, pontuou.
À frente do Ministério das Cidades, Jader comanda o programa “Minha Casa, Minha Vida”, uma das principais vitrines do governo federal e peça-chave para manter a popularidade do presidente em alta nos próximos anos.
Leia também:
O post Ministro Jader Filho declara apoio a Lula em 2026 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.