Prefeitura de Belém contrata sem licitação, empresa paulista para “formar” professores de Belém

Prefeito Igor Normando (MDB) e seu secretário de Educação, Patrick Trajan. Foto: Reprodução

No valor de R$ 1.417.225,31 (um milhão, quatrocentos e dezessete mil, duzentos e vinte e cinco reais e trinta e um centavos) a Prefeitura de Belém contratou, sem licitação, uma empresa paulista, com um método indiano, para a realizar a “formação” dos professores do município, que desde 2005 era realizada pelos próprios professores, no Centro de Formação Paulo Freire, órgão da Secretaria de Educação. A denúncia foi feita pelo jornalista Adriano Wilkson.

Assim como fez com a extinção do programa de renda cidadã Bora Belém, Igor Normando (MDB) não assinou a extinção do Centro de Formação de Professores. Ele promoveu o desmonte, retirando recursos: dos 28 educadores que trabalhavam no Centro, 25 deles tiveram reduções salariais e tiveram de encontrar outros trabalhos.

Contrato sem licitação

Segundo o jornalista, para justificar ao Tribunal de Contas do Município (TCM), o contrato milionário sem licitação com a empresa paulista Elos Educacional, a Secretaria de Educação afirma que esta é “a única empresa no Brasil capaz de dar essa formação aos professores de Belém”. E que “se dedicou a levantar experiências pedagógicas nacionais e internacionais de sucesso na recomposição de aprendizagem……. Encontrou-se uma metodologia desenvolvida pela Pratham, uma organização não governamental indiana, fundada em 1995”.

“A Prefeitura de Belém já tinha um Centro de formação de professores. Um centro feito por educadores paraenses, funcionários públicos efetivos, que estavam elaborando estratégias para formação dos professores da rede. Chega um prefeito neoliberal, rebaixa o salário desses educadores, e acaba com o Centro de formação. Para preencher esse vácuo, criado por ele mesmo, logo em seguida ele faz um contrato milionário com uma empresa que nenhum educador da cidade conhece, para fazer um serviço que qualquer educador de Belém poderia fazer. Talvez até melhor”, conclui Adriano Wilkson.

Confira o vídeo abaixo: 

 

 

 

O post Prefeitura de Belém contrata sem licitação, empresa paulista para “formar” professores de Belém apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.