O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (10) que conseguiu convencer Índia e Paquistão a aderirem a um cessar-fogo imediato. Os países vivem uma escalada na tensão na fronteira nos últimos dias, com ataques em bases militares.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo e imediato. Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção dedicada a este assunto”, escreveu Trump na rede social Truth.
As tensões se intensificaram na quarta-feira (7), após militares indianos lançarem mísseis contra o Paquistão em resposta a um ataque de terroristas na Caxemira, controlada pela Índia. Parte do território da Caxemira é controlado pela Índia e parte pelo Paquistão, embora a área seja totalmente reivindicada por ambos os países.
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que tenta restabelecer a “comunicação direta para evitar erros de cálculo” e ofereceu assistência para fazer negociações construtivas e evitar conflitos futuros.
No início da semana, Trump disse que o aumento das tensões era “uma vergonha” e o vice-presidente, J.D Vance, disse que uma guerra não seria da conta dos EUA.
O post Trump diz ter convencido Índia e Paquistão a aderirem a cessar-fogo imediato apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.