Pará apreende mais de 6 toneladas de drogas nos primeiros quatro meses de 2025

As forças de segurança do Pará apreenderam mais de 6 toneladas de entorpecentes entre janeiro e abril de 2025. Ao todo, foram 6.161,397 quilos de drogas retiradas de circulação, número 18,26% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O avanço é atribuído à integração entre as forças policiais, investimentos em inteligência, aquisição de equipamentos modernos e à atuação estratégica das bases fluviais. Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, o incremento no policiamento nos rios, com uso de lanchas rápidas e blindadas, tem sido fundamental no combate ao tráfico.

“Estamos em maio e já ultrapassamos seis toneladas de apreensões. As bases fluviais, como a Candiru em Óbidos e a Antônio Lemos em Breves, são essenciais nesse processo. Em breve, também vamos entregar a Base Baixo Tocantins”, afirmou Ualame.

Desde 2019, o Pará já apreendeu mais de 50 toneladas de drogas, o que representa um salto expressivo em relação aos anos anteriores. Em 2024, o estado registrou o maior volume da série histórica, com mais de 13 toneladas.

O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, reforçou que o Pará segue como rota do tráfico internacional. A droga, produzida nos países andinos, chega pelo Rio Amazonas com destino à Europa, América do Norte e também ao sul do Brasil, por meio das BRs 163 e 010. “Com a atuação nas rotas fluviais e uso de cães farejadores, temos alcançado apreensões cada vez maiores”, destacou.

A Polícia Civil, por meio da Denarc, também intensifica ações investigativas e repressivas em todo o estado. O delegado Davi Cordeiro, diretor da Divisão, ressaltou a importância da colaboração da população por meio do Disque-Denúncia (181).

Os investimentos incluem ainda scanner portátil para detecção de drogas ocultas, maternidade canina e qualificação contínua dos agentes em inteligência e atuação integrada. “A tendência é ampliar os resultados a cada ano e enfraquecer o crime organizado”, concluiu o secretário Ualame Machado.

Leia também:

O post Pará apreende mais de 6 toneladas de drogas nos primeiros quatro meses de 2025 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.