Dia das Mães: Suzano reúne histórias de mulheres que unem talento e sustentabilidade

O Grupo Suzano, maior fabricante de celulose do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, abriu as portas da fábrica, em Belém, para ajudar o trabalho de integrantes do Grupo de Mulheres Empreendedoras no Dia das Mães, celebrado neste domingo, 11. O objetivo é ajudar a vender os produtos das mulheres para os colabores da empresa. 

A ação é parte da estratégia socioambiental da companhia. Entre os produtos comercializados estão roupas, adereços, peças decorativas e diversos tipos de comidas. Parte dos produtos feitos pelo grupo também estão disponíveis na loja colaborativa que funciona no coração da Sacramenta, na Passagem São Pedro, nº 659, e tem atraído muitos moradores do bairro. 

Alcileia Rodrigues era apenas uma menina quando se tornou mãe. Tinha 14 anos, um mundo cheio de dúvidas e apenas uma certeza: nada faltaria para sua filha. Ao longo da vida, Alcileia teve mais três filhos e se define com uma palavra ao longo dessa trajetória: empoderada. “Hoje, com 60 anos, estou mais empoderada e mais realizada do que antes porque olho para trás e vejo que consegui criar meus filhos”, afirma a artesã. Foi na costura que Alcileia viu a sua vida mudar e, com facilidade para trabalhos manuais, também se desenvolveu no artesanato. 

É por meio do artesanato que Thaís Helene Martins, mãe de dois meninos, garante a renda necessária para o sustento de sua família. Entre os itens produzidos pela Thaís estão bolsas, mochilas e necessaires. Alguns confeccionados a partir de uniformes antigos da empresa Suzano, que antes seriam descartados, mas acabam virando produtos diferenciados, contribuindo para a redução de resíduos gerados pela unidade com um impacto positivo para a comunidade.

Em comum, além do artesanato, Alcileia Rodrigues e Thaís Martins participam do Grupo de Mulheres Empreendedoras, apoiado pela Suzano, a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar mulheres do bairro da Sacramenta e regiões próximas a criar e impulsionar seus próprios negócios, promovendo geração de renda e fortalecendo a economia local. Ao empoderar essas mulheres, o grupo contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, fortalecendo a comunidade, criando um ciclo de prosperidade e autonomia.

Ao apoiar iniciativas que geram renda e promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas de suas operações, como o Grupo de Mulheres Empreendedoras, a Suzano reforça os seus Compromissos para Renovar a Vida, metas de longo prazo estabelecidas pela companhia e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, a empresa amplia seu impacto positivo e colabora com a promoção de mudanças significativas na sociedade.  

Leia também:

O post Dia das Mães: Suzano reúne histórias de mulheres que unem talento e sustentabilidade apareceu primeiro em Estado do Pará Online.