O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (13), a ampliação da atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) no Estado do Pará.
A decisão foi anunciada durante reunião com a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), que aprovou o Projeto de Lei (PL) 5.372/2020 em caráter terminativo. O objetivo é incluir 46 municípios do Pará que ainda não eram atendidos pela companhia.
A proposta, articulada pelo senador Zequinha Marinhos (Podemos-PA), contou com o parecer favorável do senador Beto Fato (PT-PA). O texto seguiu para análise da Câmara dos Deputados.
Zequinha argumentou que a iniciativa procura atender regiões do Pará com os mais baixos índices de desenvolvimento humano e econômico do país, como o Marajó e o Baixo Amazonas. Segundo ele, apenas no Marajó 14 dos 16 municípios concentram os piores IDHs do Brasil, e mais da metade da população vive em situação de pobreza. Dados apresentados por Zequinha também mostram que, em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) da região do Marajó representava apenas 3,2% do PIB estadual, sendo a administração pública e a agropecuária suas principais atividades econômicas.
Pelo projeto, serão incluídos na área da Codevasf os municípios de: Afuá, Alenquer, Almeirim, Altamira, Augusto Corrêa, Aveiro, Belterra, Bragança, Brasil Novo, Capanema, Curuá, Curuça, Faro, Igarapé-Açu, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Nova Timboteua, Novo Progresso, Obidos, Oriximiná, Peixe-boi, Placas, Prainha, Primavera, Quatipuru, Rurópolis, Salinópolis, Santa Maria do Pará, Santarém, Santarém Novo, São João da Ponta, São João de Pirabas, Terra Alta, Terra Santa, Tracuateua, Trairão, Tucumã, Uruará e Vitória do Xingu.
“A porção do Pará que não faz parte da área de abrangência da Codevasf apresenta municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento econômico e social. É o caso das mesorregiões do Baixo Amazonas e de Marajó. Entendo que as ações promovidas pela Companhia poderão contribuir para o desenvolvimento desses municípios”, defende o autor do projeto
Leia também:
O post Ampliação da CODEVASF para 46 municípios paraenses é aprovada em comissão no Senado apareceu primeiro em Estado do Pará Online.