Campinas se destaca na educação ao avançar na erradicação do analfabetismo, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 1,61% da população com 15 anos ou mais do município é analfabeta. A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) vem intensificando ações de incentivo para que ainda mais jovens e adultos que não completaram os estudos retornem às escolas por meio da EJA – Anos Iniciais.
Superação com a educação
Com 70 anos, Fátima Martins se forma no próximo mês de julho. Na infância, por falta de incentivo, não concluiu nem a primeira série, a única coisa que aprendeu foi escrever seu próprio nome. “Era mais importante ir para a roça trabalhar com meu pai do que para a escola, não tinha incentivo”, diz.
Mãe solo, teve que deixar o trabalho doméstico para arrumar um emprego e sustentar os quatro filhos após o marido abandonar a família. Trabalhava como doméstica, em empresa, em qualquer emprego que fosse possível ter sem formação educacional.
“Não podia trabalhar longe, era só até onde eu sabia que o ônibus iria, porque não conseguia ler o nome do bairro que os outros iriam”.
Há 4 anos, descobriu que a EJA oferece aulas para anos iniciais no salão comunitário da Igreja Católica da Comunidade Santa Bárbara. Se matriculou e, com a ajuda da professora Rosilda, aprendeu a ler e se emocionou na primeira mensagem que conseguiu ler pelo celular.
“O coração fica quentinho, porque os alunos chegam para mim e falam: é vindo aqui que eu aprendo e me sinto melhor”, diz a professora.
Analfabetismo em Campinas
Segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, Campinas contava com 28.442 pessoas analfabetas. Já no Censo de 2022, esse número caiu para 22.881 pessoas, representando uma redução de aproximadamente 19,5% em 12 anos. Dados de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral, que realiza o levantamento com outros parâmetros, apontam que o município tem 14.231 pessoas analfabetas, cerca de 1,61% da população com 16 anos ou mais.
A Fumec atua por meio de cinco regionais, com espaços de alfabetização distribuídos por toda a cidade, promovendo atividades em parceria com Centros de Referência de Assistência Social (Cras), centros de saúde, associações comunitárias e organizações do terceiro setor. As aulas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira em todos os períodos, conforme a necessidade do aluno.
Serviço
Matrícula na EJA – Anos Iniciais
Quando: durante todo o ano letivo
Onde: Nas regionais da Fumec ou diretamente nas salas de aula do EJA
Mais informações pelo telefone (19) 3519-4300 ou no site fumec.sp.gov.br