A partir do dia 27 de junho, a Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas, recebe a exposição “Tecendo o Sertão de Guimarães”, que reúne obras de mais de 100 artistas do Brasil e de Portugal em homenagem ao escritor Guimarães Rosa. A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público por 60 dias.
Sob curadoria da artista têxtil Lilian Cruz, criadora da Amendoeira em Flor, a exposição propõe um diálogo entre o universo literário do autor mineiro e a linguagem visual do bordado. Lilian desenvolveu sua trajetória artística em Campinas e estreia sua primeira curadoria neste projeto coletivo.
A mostra também conta com a participação de alunos da rede pública: estudantes da EMEF/EJA André Tosello, CEI Profª Thermutis Araújo Machado e da Escola Estadual Manoel Alexandre Marcondes produzirão bandeiras bordadas para integrar o espaço expositivo.
Durante o período da exposição, ocorrerão três oficinas gratuitas de bordado livre, com material incluso. A primeira será no dia 27 de junho, patrocinada pelo Clube do Bordado. As demais acontecem nos dias 19 de julho, com patrocínio de By Lari e Amendoeira em Flor, e 30 de julho, patrocinada por Fernanda Nadal. As atividades serão realizadas na biblioteca e terão número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://surveyheart.com/form/6814d0b0e327a67d7afa79db
Além das oficinas, o projeto inclui ações interativas como uma atividade de bordado livre ao vivo, na qual Lilian Cruz finalizará uma peça de 60×90 centímetros, em colaboração com o artista Kléverson Oliveira. Estão previstas ainda ações com demonstrações de tingimento natural de linhas, bastidores feitos de pinus e sorteio de kits de bordado entre os visitantes.
Tecendo o Sertão de Guimarães marca um momento relevante para a arte bordada contemporânea, ao reunir diferentes sotaques, técnicas e experiências em uma homenagem coletiva à obra de Guimarães Rosa. A exposição propõe um olhar sensível sobre o Brasil simbólico e profundo retratado pelo autor, agora reimaginado em fios, texturas e imagens.
Guimarães Rosa (1908–1967)
Foi um dos principais escritores brasileiros do século XX. Autor de obras como “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”, destacou-se por seu uso inovador da linguagem e pela criação de um universo literário próprio, baseado na oralidade, na cultura popular e nos conflitos humanos do sertão brasileiro. Sua obra é referência na literatura nacional e traduzida em diversos idiomas.
SERVIÇO
Exposição Tecendo o Sertão de Guimarães
Data: A partir de 27 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: Biblioteca Zink
Endereço: Avenida Benjamin Constantt, 1633, Centro
Entrada gratuita