Caçador de javalis e advogado de garimpeiros, Fernando Brandão foi nomeado Coordenador do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Repórter Brasil – Advogado de garimpeiros, caçador de javalis e ex-vereador de Sinop (MT) acusado de extorsão. Este é o histórico de Fernando Brandão, novo coordenador do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, estado que sediará a COP30 – a cúpula do meio ambiente da ONU.
A caça de javalis, da qual Brandão é praticante, é criticada por organizações de defesa dos direitos de animais. “Nos mais de dez anos em que ela é autorizada, não se mostrou eficiente para o manejo populacional [dos javalis]. A caça de qualquer animal como entretenimento, mesmo que autorizada por regramento específico, deve ser repudiada, em especial por agentes públicos”, afirma Natália Figueiredo, gerente de políticas públicas da Proteção Animal Mundial.
Brandão também é conhecido no Pará por seu trabalho como advogado de cooperativas de garimpeiros e defendeu a abertura de sindicâncias contra agentes do Ibama que destruíram equipamentos em garimpos.
No novo cargo público, terá responsabilidade direta sobre licenciamento ambiental, fiscalização e regularização de atividades que impactam a floresta amazônica.
Quase duas semanas após a publicação da reportagem, a Secretaria do Meio Ambiente e a Casa Civil do Governo do Pará seguem em silêncio sobre a nomeação de Brandão.
Leia a reportagem completa de Daniel Camargos: Governo do Pará, sede da COP30, nomeia caçador de javalis para cargo
O post Governo Helder silencia sobre nomeação de advogado de garimpeiros para cargo ambiental apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.