A Prefeitura de Belém anunciou que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia da Estrada Nova atingiram 98% de conclusão nesta segunda-feira, 12. Realizada pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a ETE tem capacidade para tratar até 143,26 litros de esgoto por segundo — o equivalente a cerca de 10 milhões de litros por dia. A estrutura representa um marco histórico para a saúde pública, meio ambiente e qualidade de vida de cerca de 100 mil moradores dos bairros de São Brás, Cremação, Condor, Guamá, Jurunas e Cidade Velha.
A obra, que paralisou em dezembro do ano passado, com 90% de execução, foi retomada no início de fevereiro após o prefeito Igor Normando (MDB) identificar e corrigir irregularidades encontradas. Segundo o chefe do Executivo municipal, os recursos destinados ao projeto teriam sido mal aplicados na gestão anterior, que comprometeu diretamente o andamento do projeto.
Ver no Threads
Além da ETE, a urbanização da avenida Bernardo Sayão já está com 95% da Fase 1 concluídas, no trecho entre a rua dos Mundurucus e a avenida Fernando Guilhon. O projeto inclui 352 unidades habitacionais, 44 pontos comerciais e o reassentamento de 64 famílias já o mês de junho, que passarão a ocupar moradias dignas e integradas à infraestrutura da cidade.
Leia também:
O post Obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Belém atingem 98% de conclusão apareceu primeiro em Estado do Pará Online.