A Bienal das Amazônias Sobre as Águas aportou na orla de Tucuruí, no sudeste do Pará, onde permanece ancorada até quinta-feira (15), oferecendo visitação gratuita ao público. A cidade é a segunda parada da embarcação cultural que está percorrendo o território amazônico com uma programação dedicada à arte, educação e memória das águas.
Com curadoria de Keyna Eleison, diretora de Conteúdo e Pesquisa do Instituto Bienal das Amazônias, o projeto tem patrocínio master do Nubank e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A embarcação, que já vem encantando o público por onde passa, foi idealizada com design do artista boliviano Freddy Mamani — conhecido por sua inovadora arquitetura andina. O barco tem capacidade para 200 pessoas e foi adaptado para garantir acessibilidade, contando com rampas, banheiros e acomodações adaptadas para todos os públicos.



Durante os três dias em Tucuruí, arte-educadores recebem visitantes para ações pedagógicas e oficinas. Na quinta-feira (15), às 16h, será realizada a oficina “Criação de Histórias: Tecendo memórias com as águas”, que convida o público a compartilhar vivências e lembranças relacionadas aos rios amazônicos.
As visitas mediadas são voltadas para grupos de escolas, universidades e ONGs, mediante agendamento prévio. O responsável pelo grupo deve preencher o formulário no site da Bienal e aguardar confirmação em até 48 horas.
Horários de visitação:
- Terça (13) a quinta-feira (15)
- Das 10h às 12h (última entrada às 11h30)
- Das 14h às 19h (última entrada às 18h30)
Mais informações sobre a programação e agendamento de visitas estão disponíveis no site www.bienalamazonias.org.br e no perfil oficial do projeto no Instagram: @bienalsobreasaguas.
Leia também:
O post Barco da Bienal das Amazônias chega à orla de Tucuruí com visitação gratuita apareceu primeiro em Estado do Pará Online.