Prefeitura de Belém garante acesso à insulina a pacientes com diabetes

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), anunciou uma série de medidas para garantir o fornecimento contínuo de insulina e insumos essenciais para o tratamento de pacientes com diabetes atendidos pelo SUS. A iniciativa busca resolver um problema histórico que, nos últimos anos, impactou diretamente a saúde e a qualidade de vida de centenas de pessoas.

Diante da crise no fornecimento, a atual gestão municipal garantiu o reabastecimento dos estoques e assegurar o tratamento contínuo das pessoas com diabetes. A Sesma atuou de forma estratégica, com a retomada de contratos com fornecedores, a reestruturação dos fluxos de entrega e a organização da logística de distribuição dos medicamentos, especialmente no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO), referência na atenção farmacêutica para pacientes diabéticos.

Como resultado dessas ações, o fornecimento das insulinas análogas de ação rápida e prolongada já foi normalizado no CEMO (que proporcionam um melhor controle da glicemia), permitindo um controle mais eficiente da glicemia e melhor qualidade de vida para os pacientes. 

Desde o dia 13 de março deste ano, conforme determinação de uma Ação Civil Pública, a responsabilidade pela distribuição de insulinas para pacientes com diabetes tipo 1 passou a ser da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com isso, os usuários desse grupo devem buscar atendimento nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos Especiais (UDMEs), vinculadas ao Governo do Estado.

A Sesma permanece responsável pela dispensação de insulina para pacientes com diabetes tipo 2, cujo fornecimento segue normalmente por meio do CEMO. 

Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve protocolar o pedido na sede da Sesma, localizada na Avenida Governador José Malcher, no bairro de São Brás, durante o horário comercial. O prazo para resposta varia entre 15 e 30 dias, e o retorno pode ser feito presencialmente ou por telefone.

A solicitação deve ser acompanhada da receita médica atualizada, laudo médico atualizado, justificativa de uso, além de documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência com data dos últimos seis meses

Leia também:

O post Prefeitura de Belém garante acesso à insulina a pacientes com diabetes apareceu primeiro em Estado do Pará Online.