A saída de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, movimentou a noite dessa quarta-feira, 14. De imediato, 19 Federações retiraram o apoio ao então presidente da entidade e divulgaram um manifesto conjunto informando a criação de uma chapa independente para concorrer ao cargo.
Defendendo a “renovação do futebol brasileiro”, o documento conta com assinaturas das Federações do Pará, Alagoas, Piauí, Sergipe, Roraima, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Distrito Federal, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Segundo apurou a reportagem do Estado do Pará Online (EPOL) com uma das pessoas ligadas ao movimento, o candidato para concorrer à presidência da CBF será Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol. A nova eleição da entidade deve acontecer dentro de 15 dias.
Enquanto isso, a CBF está sob gerência de Fernando Sarney, vice-presidente mais velho da entidade e nominado interventor por parte do TJE-RJ.
Essa é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF. O então mandatário da entidade tenta, via Supremo Tribunal Federal, em Brasília, retornar ao cargo.
Em março deste ano, Ednaldo foi reeleito presidente da CBF para o quadriênio de 2026 a 2023. Na ocasião, ele teve apoio integral de todas as 27 Federações Estaduais.
O post FPF e 18 Federações criam movimento independente para nova eleição na CBF; pleito acontece em 15 dias apareceu primeiro em Estado do Pará Online.