A cúpula organizadora da COP30, marcada para novembro em Belém (PA), estará reunida no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 27 de maio para discutir os caminhos do financiamento climático no Brasil e no mundo. As lideranças participarão do 2º Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza, que abordará os desafios e estratégias para a transição para uma economia de baixo carbono.
No primeiro dia do evento, o painel “Desafios de Financiamento: O que Esperar da COP30” contará com a presença de Ana Toni, diretora-executiva da COP30; Dan Ioschpe, empresário e Campeão de Alto Nível para o Clima; e Marcele Oliveira, Jovem Campeã Climática da Presidência da conferência. A mediação ficará por conta de Iago Hairon, gerente da Open Society Foundations.
Já no segundo dia, o destaque será a participação do embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da COP30, que será o orador principal da programação.
O fórum tem como objetivo central debater mecanismos financeiros para acelerar a descarbonização da economia brasileira, atraindo investimentos verdes e fomentando políticas públicas sustentáveis.
A iniciativa é promovida por sete instituições da sociedade civil: Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia. A expectativa é que o encontro ajude a preparar o terreno para as negociações climáticas que acontecerão em Belém, ampliando o protagonismo do Brasil no cenário internacional.
Leia também:
O post Lideranças da COP30 participam de fórum sobre finanças climáticas no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Estado do Pará Online.