A Arquidiocese de Belém do Pará realiza, na próxima segunda-feira (19), a cerimônia oficial de acolhida de Dom Julio Endi Akamine, SAC, novo Arcebispo Coadjutor da capital paraense. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco em 7 de março deste ano, após solicitação de colaboração pastoral feita por Dom Alberto Taveira Corrêa, atual Arcebispo Metropolitano. A chegada do religioso marca uma nova etapa para a Igreja Católica na região e será aberta à participação dos fiéis.
Dom Julio desembarca às 20h20 no Aeroporto Internacional de Belém, onde será recepcionado por Dom Alberto, pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli, além de membros do clero e da comunidade católica. A acolhida contará com apresentações culturais, incluindo a Banda do Corpo de Bombeiros e um grupo folclórico paraense. Em seguida, um cortejo acompanhará o novo arcebispo até a Residência Episcopal, no bairro de Nazaré.
No local, haverá a entrega simbólica da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e do Pará, além de uma apresentação do Coro da Guarda de Nazaré, em mais um gesto de boas-vindas ao novo membro da Igreja local. No dia 21, Dom Julio concederá sua primeira coletiva de imprensa em solo paraense.
A apresentação oficial à Arquidiocese acontecerá no dia 31 de maio, às 9h, durante uma Missa Solene na Catedral Metropolitana de Belém. A celebração será presidida por Dom Alberto e concelebrada por Dom Paulo Andreolli, reunindo representantes das 109 paróquias da arquidiocese, além de pastorais, movimentos e fiéis de diversas comunidades.
Com a posse simbólica, Dom Julio iniciará sua missão como Arcebispo Coadjutor, acompanhando Dom Alberto na condução pastoral da Igreja local até que a renúncia deste último seja aceita oficialmente pelo Papa Francisco, momento em que o novo arcebispo assumirá em definitivo como titular da Arquidiocese de Belém.
Leia também:
O post Novo arcebispo de Belém será apresentado na próxima segunda-feira apareceu primeiro em Estado do Pará Online.