Ambientalista desaparecido revela em áudio ter sido ameaçado por miliciano e pede proteção

O ambientalista Pedro Paulo de Moraes Lima, de 61 anos, diretor da ONG Guardiões e Amigos do Parque Ecológico (Gape), reapareceu por meio de um áudio enviado por amigos à redação do Portal Info. Na gravação, Pedro Paulo confirma estar vivo e revela ter fugido para o Estado do Amazonas após sofrer agressões físicas e ameaças de morte, incluindo de um suposto miliciano, por um advogado, identificado como Thiago, vulgo “Carcaça”, e de uma viatura vinculada ao 27º Batalhão da Polícia Militar do Pará.

No áudio, ele pede garantia de vida ao governo do Amazonas e à comissão de direitos humanos da OAB no mesmo estado, e afirma que seguirá escondido até que sua integridade física e moral estejam asseguradas.

Pedro Paulo desapareceu na manhã do dia 6 de maio, após uma sequência de episódios que envolvem violência e intimidações. Ele havia sido agredido no dia 3 por três moradores do Conjunto Bela Vista, em Belém, onde atua em defesa de áreas verdes e como diretor de uma associação socioambiental. Um dos envolvidos foi identificado como Thiago José Souza dos Santos, advogado que teria participado de uma diretoria investigada por venda clandestina de áreas de preservação ambiental.

A atuação do ativista vinha incomodando grupos interessados em ocupações irregulares e na especulação imobiliária em áreas protegidas da capital paraense. A ausência de Pedro e a descoberta de um bilhete misterioso intensificaram a mobilização de familiares, amigos e entidades socioambientais e de direitos humanos.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) acompanha o caso, que também é monitorado por organizações ambientais e defensores de direitos humanos, que cobram uma apuração rigorosa e medidas urgentes de proteção ao ambientalista.

Leia também:

O post Ambientalista desaparecido revela em áudio ter sido ameaçado por miliciano e pede proteção apareceu primeiro em Estado do Pará Online.