Aqueles de nós que estudaram alguns dos recentes “despejos de documentos” da CIA perceberam que o simples fato de um documento fazer parte de um conjunto de dados previamente classificados não garante de forma alguma a relevância ou veracidade do referido documento.
Um exemplo: um documento desclassificado publicado no site da CIA se tornou viral, gerando controvérsia sobre suas alegações de um ataque de OVNI contra forças soviéticas no início dos anos 1990.
A Fox News informou:
“O relatório viral resume um artigo publicado pelo Canadian Weekly World News e pelo jornal ucraniano Holos Ukrayiny e foi inicialmente divulgado ao público em maio de 2000. O relatório em primeira mão descreve um ataque alienígena de retaliação depois que soldados soviéticos supostamente derrubaram um OVNI que sobrevoava uma base militar.
Os alienígenas teriam emergido dos destroços, fundindo-se em um único objeto e explodindo em uma luz brilhante, transformando todos os soldados, exceto dois, em pedra.
“Se o arquivo da KGB corresponder à realidade, este é um caso extremamente ameaçador”, disse um representante não identificado da CIA, citado no relatório. “Os alienígenas possuem armas e tecnologia que vão além de todas as nossas suposições. Eles podem se defender se forem atacados.”

Estimou-se que o incidente ocorreu entre 1989 e 1990, tendo sido publicado inicialmente em 1993.
A inteligência dos EUA teria obtido relatórios de uma “nave espacial em forma de disco voador” voando baixo sobre uma unidade soviética que participava de exercícios de treinamento.
“As autoridades escreveram que ‘por razões desconhecidas’ os soldados lançaram um míssil terra-ar contra a aeronave desconhecida, causando sua queda perto da base militar.
O relatório descreve como “cinco humanoides baixos com ‘cabeças grandes e grandes olhos negros’ emergiram” da nave espacial caída e se fundiram para criar um ‘único objeto’ enquanto emitiam um zumbido alto”.
O ‘objeto esférico’ zumbindo explodiu em uma luz brilhante e ofuscante.
Testemunhas oculares afirmam que 23 soldados subitamente ‘se transformaram em postes de pedra’. Dois homens teriam sobrevivido ao confronto porque estavam em uma área sombreada e não estavam completamente expostos à explosão de luz.
Os restos mortais dos soldados foram transportados para uma base secreta de pesquisa científica perto de Moscou, junto com a nave espacial abatida.
Lá, foi supostamente descoberto que a estrutura molecular dos soldados correspondia à do calcário.

Leia o texto completo do documento:
“APÓS MIKHAIL GORBACHEV DISSOLVER, EM 1991, A ADMINISTRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA TOP SECRET DA KGB, MUITO MATERIAL DESTE DEPARTAMENTO FOI ENVIADO PARA O EXTERIOR, EM PARTICULAR PARA A CIA. CONFORME REPORTADO PELA REVISTA CANADIAN WEEKLY WORLD NEWS, A INTELIGÊNCIA DOS EUA OBTEVE UM ARQUIVO DE 250 PÁGINAS SOBRE O ATAQUE DE UM OVNI A UMA UNIDADE MILITAR NA SIBÉRIA.
O arquivo contém não apenas muitas fotografias e desenhos documentais, mas também depoimentos de participantes reais dos eventos. Um dos representantes da CIA se referiu a este caso como “uma imagem horrível de vingança por parte de criaturas extraterrestres, uma imagem de gelar o sangue”.
De acordo com os materiais da KGB, uma nave espacial em forma de disco voador, voando muito baixo, apareceu sobre uma unidade militar que realizava manobras de treinamento de rotina. Por motivos desconhecidos, alguém lançou inesperadamente um míssil superfície-ar e atingiu o OVNI. Ele caiu na Terra não muito longe, e cinco humanoides baixos com “cabeças grandes e olhos pretos e grandes” emergiram dele.
É afirmado nos testemunhos dos dois soldados que permaneceram vivos que, após se libertarem dos destroços, os alienígenas se aproximaram e então “se fundiram em um único objeto que adquiriu uma forma esférica”. Esse objeto começou a zumbir e chiar bruscamente, e então se tornou branco brilhante. Em poucos segundos, as esferas cresceram muito e explodiram, brilhando com uma luz extremamente brilhante. Naquele exato instante, 23 soldados que haviam observado o fenômeno se transformaram em… postes de pedra. Apenas dois soldados que estavam na sombra e estavam menos expostos à explosão luminosa sobreviveram.
O RELATÓRIO DA KGB CONTINUA DIZENDO QUE OS RESTOS DO OVNI E DOS “SOLDADOS PETRIFICADOS” FORAM TRANSFERIDOS PARA UMA INSTITUIÇÃO SECRETA DE PESQUISA CIENTÍFICA PERTO DE MOSCOU. ESPECIALISTAS PRESUMEM QUE UMA FONTE DE ENERGIA AINDA DESCONHECIDA PELOS TERRÁQUEOS ALTEROU INSTANTANEAMENTE A ESTRUTURA DOS ORGANISMOS VIVOS DOS SOLDADOS, TRANSFORMANDO-A EM UMA SUBSTÂNCIA CUJA COMPOSIÇÃO MOLECULAR NÃO É DIFERENTE DA DO CALCÁRIO.
UM REPRESENTANTE DA CIA DECLARA: “SE O ARQUIVO DA KGB CORRESPONDER À REALIDADE, ESTE É UM CASO EXTREMAMENTE AMEAÇADOR. OS ALIENÍGENAS POSSUEM ARMAS E TECNOLOGIA QUE VÃO ALÉM DE TODAS AS NOSSAS SUPOSIÇÕES. ELES PODEM SE DEFENDER SE ATACADOS.”
O post DOCUMENTO DA CIA DESCREVE CONFRONTO LETAL ENTRE TROPAS SOVIÉTICAS E ALIENÍGENAS APÓS ATAQUE A OVNI apareceu primeiro em Planeta Prisão.