PF desarticula megaesquema de grilagem de terras no Pará e em outros 8 estados

Policiais federais foram mobilizados na manhã desta quarta-feira (21), em uma operação contra crimes de grilagem e fraudes fundiárias no Pará. A ofensiva, batizada de Operação Imperium Fictum, foi coordenada pela Polícia Federal e resultou no cumprimento de 39 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Estado do Pará.

Além do Pará, os mandados foram executados simultaneamente nos estados do Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A operação tem como foco a desarticulação de uma organização criminosa especializada em fraudes fundiárias, grilagem de terras públicas da União e lavagem de capitais.

Em nota, a Polícia Federal informou que as medidas judiciais buscam preservar o patrimônio público, proteger o sistema registral fundiário e enfraquecer a estrutura financeira da quadrilha. A investigação aponta que o grupo atuava com falsificação de documentos, corrupção, lavagem de dinheiro e outras fraudes relacionadas à apropriação ilegal de terras públicas.

O órgão federal reforçou que os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, grilagem e fraude contra o sistema financeiro nacional. Até o momento, os nomes dos alvos da operação não foram divulgados.

Leia também:

O post PF desarticula megaesquema de grilagem de terras no Pará e em outros 8 estados apareceu primeiro em Estado do Pará Online.