E-Sports: Esportes Eletrônicos são reconhecidos oficialmente no Pará

A prática do esporte eletrônico passou a ser oficialmente reconhecida no Pará, após a sanção do projeto de lei nº 65/2025 pelo governador Helder Barbalho (MDB), na última terça-feira (20). De autoria do deputado Martinho Carmona (MDB), a proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alepa) e estabelece um marco legal para regulamentar competições, reconhecer atletas e valorizar a modalidade no Estado.

A nova legislação define os E-Sports como atividades competitivas mediadas por dispositivos eletrônicos, como videogames, computadores, celulares, realidade virtual e até robótica. A norma garante liberdade para a prática da modalidade, que deverá ser pautada por princípios como acessibilidade, inclusão, respeito à diversidade e estímulo ao desenvolvimento cognitivo e cultural.

Dados da Newzoo apontam o Brasil como líder na América Latina em audiência e engajamento em jogos como League of Legends e Free Fire, enquanto países asiáticos como China, Coreia do Sul e Japão já reconhecem os E-Sports como prática esportiva. Com a nova lei, o Pará busca se posicionar como referência nacional ao criar condições para a profissionalização de jogadores e organizadores.

Em Belém, a Secretaria de Esporte e Lazer do Pará (Seel) já vinha realizando atividades voltadas para esportes eletrônicos dentro da Arena Gamer, espaço dedicado a este nicho dentro do Estádio Mangueirão.

Além de oficializar os atletas, a lei prevê a atuação conjunta com federações e ligas, abrindo caminho para incentivos, parcerias e investimentos no setor. A iniciativa é apontada como estratégica para a juventude e o futuro da economia criativa paraense.

Leia também:

O post E-Sports: Esportes Eletrônicos são reconhecidos oficialmente no Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.