Em Parauapebas MST ocupa Estrada de Ferro Carajás
Ocupação da Estrada de Ferro Carajás
Cerca de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta quinta-feira (22), um trecho da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em Parauapebas, sudeste do Pará.
Início da mobilização
A manifestação teve início por volta das 5h, no km 08 da estrada conhecida como Três Voltas, e faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária Popular.
Então, o protesto tem como foco denunciar a crise ambiental na região e cobrar respostas do Governo Federal, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da mineradora Vale.
Reivindicações e acusações
Primeiramente, segundo o MST, os manifestantes exigem o cumprimento de acordos firmados há cinco meses. Sobretudo, o movimento também responsabiliza a Vale e o agronegócio pelos impactos ambientais negativos na região de Carajás.
Circulação dos trens suspensa pela Vale
Sendo assim, em decorrência da ocupação, a Vale informou que a circulação do trem de passageiros está suspensa nesta quinta-feira (22), no sentido São Luís (MA) a Parauapebas (PA), e seguirá suspensa na sexta-feira (23), no sentido oposto.
Logo, a medida, de acordo com a empresa, é preventiva e visa garantir a segurança dos passageiros e da operação ferroviária.
Reembolso e remarcação de passagens
Portanto, a companhia orienta os passageiros que adquiriram passagens para os dias afetados a remarcarem os bilhetes ou solicitarem o reembolso no prazo de até 30 dias.
Mais informações estão disponíveis por meio do canal “Alô Vale”, pelo telefone: (0800 285 7000).
Fonte: Parazão Tem de Tudo
O post Em Parauapebas MST ocupa Estrada de Ferro Carajás apareceu primeiro em Rádio Arara Azul FM 96,9 | Parauapebas.