Revoada dos Pássaros Juninos abre festejos culturais em Belém neste sábado

Neste sábado (31), às 16h, a tradicional “Revoada dos Pássaros Juninos” dará início ao Arraial de Todos os Santos em Belém. O cortejo, que ocorre nos arredores da Casa das Artes, próximo à Basílica de Nazaré, culmina em uma apresentação teatral, marcando simbolicamente a abertura das festividades juninas no estado.

A manifestação, com raízes na cultura popular centenária da Belle Époque, representa uma resposta criativa e lúdica da população à elitização das artes no período, transformando as ruas em palco e o povo em protagonista. Cordões de pássaros, vestindo trajes que remetem à fauna amazônica, ao folclore e à resistência cultural, encenam temas sociais e ambientais das comunidades locais.

Dentre os tipos de representações, os cordões rurais e urbanos mesclam simbolismo, humor e crítica social. Crianças assumem o papel principal como os pássaros juninos, mantendo viva a tradição e anunciando a chegada dos festejos populares que envolvem toda a cidade.

Para Paulo da Silva, guardião do cordão do bicho Bacu, de Icoaraci, o evento vai além da arte: “A cultura foi o meio principal para mudar a realidade das crianças da comunidade. O Bacu foi um livramento”. Já Cláudia Pinto destaca o valor simbólico da revoada: “Tem uma importância muito grande para o Estado do Pará, para nossa cultura paraense, para cultura junina e para toda a cultura popular”.

Leia também:

O post Revoada dos Pássaros Juninos abre festejos culturais em Belém neste sábado apareceu primeiro em Estado do Pará Online.