Um fato curioso foi registrado no último sábado (31) em uma reserva de Alter do Chão, em Santarém. Uma sucuri foi flagrada bocejando.
Pode parecer engraçado e até inesperado, mas as cobras também bocejam e isso tem explicação científica.
O bocejo é um comportamento comum em muitos animais, inclusive em répteis, como as sucuris. Embora não se saiba exatamente todos os motivos, os especialistas apontam algumas hipóteses interessantes:
Regulação da temperatura corporal: Cobras são animais ectotérmicos, ou seja, dependem do ambiente para controlar sua temperatura. O bocejo pode ajudar a ajustar a temperatura interna da boca e do cérebro, especialmente após períodos de descanso ou antes de atividades;
Oxigenação e relaxamento muscular: O bocejo pode aumentar a entrada de oxigênio e ajudar a relaxar os músculos da mandíbula e da garganta, preparando a cobra para a caça ou para se movimentar;
Comunicação e alerta: Em algumas espécies, o bocejo pode ser uma forma de sinalizar desconforto ou estresse, embora isso ainda precise de mais estudos.
No vídeo, a sucuri bocejando mostra que até esses gigantes silenciosos têm seus momentos de “sono” e relaxamento, um comportamento que nos aproxima ainda mais da natureza fascinante desses répteis.
The post VÍDEO – Em Santarém, sucuri é flagrada bocejando appeared first on Ver-o-Fato.