Servidores lançam abaixo-assinado contra o fechamento e privatização do PSM da 14

 

Servidores da Saúde do município de Belém lançaram um abaixo-assinado contra o projeto de fechamento e privatização do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14 de março. No início deste mês, eles foram recebidos pela promotora de Justiça Fabia de Melo-Fournier, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para levar a insatisfação sobre esse o processo, além de denunciar o desabastecimento de medicamentos e as condições precárias de trabalho.

Segundo informações do MPPA, o Pronto-Socorro da 14 será reformado e posteriormente entregue à Organizações Sociais privadas, os servidores serão remanejados para UBS (Unidades Básicas de Saúde), e o PSM será transformado em um hospital pediátrico. “A população morrerá nas ruas, porque não tem retaguarda de urgência clinica”, disse uma das servidoras que esteve na reunião.

Edital para privatização das UPAs 

O primeiro passo para privatização da saúde em Belém já começou. No dia 30 de maio, foi publicado o edital de seleção de Organizações privadas para o “fomento, gerenciamento, operacionalização e execução de atividades e serviços de saúde” das UPAs da Marambaia, Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme (Dagua I) e Jurunas (Dagua II). O valor anual para cada Unidade é de pouco mais de R$ 22 milhões. Para as cinco, é de mais de R$ 110 milhões por ano.

Confira o abaixo-assinado:

O Pronto Socorro Mário Pinotti – 14 de Março vai fechar e ser privatizado, e a população não pode permitir esse absurdo. O novo secretário de saúde já iniciou um processo licitatório com duas empresas para entregar a unidade à iniciativa privada. Mais de 2.000 servidores serão removidos, e mais de 500 contratados serão jogados na rua. A população perderá o direito ao atendimento por portas abertas, porque a empresa não permitirá mais livre acesso. Serão mais de 12.000 atendimentos por mês interrompidos, 250 leitos fechados e 28 especialidades, como a diálise, desaparecerão. Isso é um ataque direto ao direito à saúde. Vote contra a privatização, defenda uma reforma com os servidores, sem demissões e sem prejuízo ao povo. A saúde pública de Belém está em risco. Não deixem isso acontecer.

Link para o abaixo-assinado: URGENTE: Belém Vai Perder Seu Pronto Socorro! Você Vai Deixar? Diga NÃO à Privatização! 

 

O post Servidores lançam abaixo-assinado contra o fechamento e privatização do PSM da 14 apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.