Israel ataca instalações nucleares e de mísseis do Irã

A Força Aérea Israelense atacou nesta 5ª feira (12.jun.2025) instalações nucleares e de mísseis do Irã. Segundo a TV estatal iraniana, fortes explosões foram ouvidas na capital, Teerã.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou estado de emergência especial em todo o país. O espaço aéreo foi fechado. “Depois do ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro imediato”, disse Katz.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que só atividades “necessárias” devem ser realizadas no país a partir da manhã de 6ª feira (13.jun). Isso inclui a proibição de “atividades educacionais, aglomerações e locais de trabalho, com exceção de negócios essenciais”.

“As armas de destruição em massa nas mãos do regime iraniano constituem uma ameaça existencial para o Estado de Israel e para o resto do mundo. O Estado de Israel não tem outra alternativa senão cumprir a obrigação de atuar em defesa dos seus cidadãos e continuará a fazê-lo sempre que tal lhe seja exigido, tal como fizemos no passado”, afirmaram os militares.


Esta reportagem receberá mais informações.