Apenas 150 dias nos separam da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém, Pará, entre 10 e 21 de novembro de 2025. Para receber este que será o maior evento climático do planeta, o governo do Pará, em parceria com os governos federal e municipal, investe cerca de R$ 4,5 bilhões em obras de infraestrutura, como macrodrenagem, saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento urbano, beneficiando diretamente cerca de 2 milhões de pessoas.
Entre as principais entregas já realizadas estão o asfaltamento de 150 ruas, a construção de três novos viadutos, a macrodrenagem de três canais e a reforma de seis escolas que servirão como alojamento durante o evento. Além disso, a Rua da Marinha está passando por duplicação e ampliação, com aumento de duas para seis faixas, para melhorar o trânsito e a integração urbana.
O Parque da Cidade, construído em uma área de 500 mil m² de um antigo aeroporto, será o principal espaço da COP30, com infraestrutura que inclui museu, centro de economia criativa, áreas verdes, ciclotrilhas, ecotrilhas e instalações esportivas, deixando um legado de lazer, cultura e bem-estar para a população local. Outro destaque é o Porto Futuro II, onde galpões estão sendo transformados em complexo de lazer e gastronomia, valorizando a cultura popular e a biodiversidade do Pará.
Os investimentos também geram emprego e qualificação profissional, com mais de cinco mil empregos diretos e indiretos criados e o programa Capacita COP 30, que já certificou 22 mil pessoas em cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, turismo, idiomas, hospitalidade, planejamento de eventos e segurança. O programa de voluntariado COP30, que oferece certificado da ONU, é outra iniciativa para envolver jovens e adultos na experiência da conferência.
Leia também:
O post Contagem regressiva: faltam 150 dias para a COP30 em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.