O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou que os visitantes da COP30, o maior evento de mudanças climáticas da ONU, precisarão conviver com os “desafios” de infraestrutura de Belém. Na terça-feira (10), após retornar de viagem à capital paraense, Contarato compartilhou o relatório sobre o andamento das obras.
De acordo com o senador, presenciar a complexidade do desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade é parte da justificativa da realização da COP 30 em Belém. Apesar de parte das obras de infraestrutura de Belém estarem fora do cronograma, o presidente da CMA considera que a cidade está pronta para receber o evento global.
“Belém não esconde seus problemas e nem poderia. Como qualquer capital brasileira, tem seus desafios urbanos, sociais e estruturais. E, sim, os participantes da COP vão conviver com esses desafios”, afirmou Contarato durante sessão da CMA. “Belém está pronta. E o Brasil precisa estar à altura da responsabilidade de apoiar, reconhecer e aprender com o que Belém e a Amazônia têm a mostrar ao mundo. O que vimos em Belém merece ser celebrado: as obras avançam com seriedade, e o compromisso dos Governos estadual, municipal e federal é visível.”
Na semana passada, o senador Contarato e o Beto Faro (PT-PA) visitaram a cidade para cumprir diligência aprovada na CMA. A visita teve o objetivo de acompanhar os preparativos para a COP30 em Belém, verificando o avanço das obras, articulações políticas e impactos socioeconômicos.
Leia também:
O post Visitantes terão que conviver com ‘desafios’ na COP30, afirma Fabiano Contarato apareceu primeiro em Estado do Pará Online.