O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta 2ª feira (23.jun.2025), ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o decreto que cria o Prêmio Nacional da Educação.
A premiação contemplará cidades, Estados, alunos e gestores que atingirem metas estipuladas para a rede básica de educação. Segundo o ministro, a cerimônia será realizada em 11 de agosto, quando é celebrado o Dia do Estudante.
“Acreditamos que uma educação pública de qualidade exige atuação conjunta do governo federal, Estados e municípios. E é para isso que estamos trabalhando”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
Assista (1min2s):
Assinei hoje, ao lado do companheiro @CamiloSantanaCE, um decreto para criar o Prêmio Nacional da Educação, que vai reconhecer os esforços das redes municipais e estaduais no desenvolvimento de uma educação básica de qualidade. O objetivo é premiar as cidades e estados que… pic.twitter.com/G1gzD5S4Fr
— Lula (@LulaOficial) June 23, 2025
O Poder360 procurou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) e o Ministério da Educação para perguntar o que os vencedores do prêmio receberão. Por exemplo, se ganharão algum valor em dinheiro. Esta reportagem será atualizada caso este jornal digital receba uma resposta.
O Ministério da Fazenda já realiza o Prêmio Nacional de Educação Fiscal há pelo menos 12 edições, mas em modalidades diferentes.
O projeto reconhece ações realizadas por escolas, instituições, imprensa e iniciativas de tecnologia para promover debates sobre tributos e aplicações de recursos.