Governo já conta com derrota sobre IOF e focará em debate político

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) disse nesta 4ª feira (25.jun.2025) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá como certa a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e que foco agora será em “fazer o debate político” do tema.

A inclusão do tema na pauta da Casa Baixa foi feita por Motta em seu perfil no X na noite de 3ª feira (24.jun). A movimentação tomou o Executivo de surpresa. Às pressas, os líderes do governo realizaram uma reunião no Palácio do Planalto na manhã desta 4ª feira (25.jun). O encontro foi comandado pela ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann.

Líderes da base do governo pediram que Motta convocasse reunião de líderes para discutir o tema –ideia negada por ele. O deputado paraibano nomeou Coronel Chrisóstomo (PL-RO), da oposição e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para relatar o projeto.

A nomeação não foi bem recebida pelos líderes do governo. Em fala a jornalista, Lindbergh classificou como uma “provocação meio infantil” a decisão do presidente da Câmara.

A nomeação do coronel Crisóstomo, um bolsonarista histriônico, como relator, significa que não tem espaço nenhum para qualquer tipo de diálogo”, declarou o petista.