Pará registra aumento de 40% nas apreensões de drogas nos primeiros meses de 2025

O Estado do Pará apresentou um aumento na apreensão de entorpecentes nos primeiros cinco meses de 2025. Ao todo, mais de 8,9 toneladas de drogas foram apreendidas pelos agentes de segurança do estado entre janeiro e maio deste ano. Em relação ao mesmo período de 2024, o aumento foi de cerca de 40%.

Segundo dados divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), do total apreendido, 4,3 toneladas são de cocaína, representando um aumento de 166% no comparativo com o último ano, quando foram apreendidos cerca de 1,6 toneladas.

De acordo com o delegado Davi Cordeiro, da Polícia Civil do Pará e responsável pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o sistema de segurança pública tem mapeado todas as rotas do tráfico de drogas no Pará.

“Há regiões historicamente conhecidas por serem corredor de escoamento de drogas, que demandam uma atenção não só do Denarc, mas de todo o Sistema de Segurança Pública. Tem a Rota fluvial: estreito de Breves e Óbidos são corredores principais e foco das bases fluviais integradas; as rodovias BR-163 (Santarém-Cuiabá) e BR-010 (Belém-Brasília) também são pontos de escoamento para outras regiões, além de ambientes urbanos, núcleos em Belém e municípios próximos, com reiteradas prisões em flagrante”, explicou.

O post Pará registra aumento de 40% nas apreensões de drogas nos primeiros meses de 2025 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.