Operação Verão 2025 tem início tranquilo em Salinas com ações educativas e fiscalização do Detran

Departamento de Trânsito reforça segurança viária com abordagens preventivas e combate a infrações durante o veraneio no nordeste paraense

O primeiro fim de semana da Operação Verão 2025 foi considerado tranquilo em Salinópolis, um dos principais destinos turísticos do nordeste paraense durante o mês de julho. A movimentação na PA-124, principal via de acesso ao município, foi moderada neste sábado (28), contribuindo para a fluidez do tráfego.

Para garantir a segurança dos veranistas, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu uma série de ações educativas e de fiscalização com foco nos principais fatores de risco no trânsito, como o não uso do capacete, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e, principalmente, a combinação entre álcool e direção.

Além das infrações mais comuns, orientamos sobre os horários de maré alta, para evitar transtornos na saída das praias, e reforçamos a importância de um motorista da vez. Também alertamos para o transporte seguro de crianças, animais e objetos”, explicou Carlos Magno, servidor da área de educação para o trânsito do Detran.

Ações preventivas na chegada ao município

As abordagens acontecem na chegada a Salinas, com o objetivo de reforçar a conscientização dos condutores logo no início da estadia. Segundo o Detran, a intensificação da fiscalização durante o veraneio visa prevenir acidentes e promover uma cultura de responsabilidade no trânsito.

A servidora pública Arícia Souza, moradora de Capanema, elogiou a iniciativa enquanto estava com a família em Salinas para comemorar o aniversário da mãe. “Recebemos orientação sobre segurança no trânsito e ainda ganhamos um lixocar para preservar a praia. É importante lembrar que ninguém deve dirigir alcoolizado, especialmente em julho, quando o movimento aumenta”, afirmou.

Fiscalização foca em álcool, documentação e poluição sonora

Além da vertente educativa, os agentes do Detran também atuam na fiscalização direta dos veículos que chegam à cidade. A prioridade é coibir infrações como condução sob efeito de álcool, licenciamento vencido, e motoristas sem habilitação ou com CNH fora da validade.

Durante o lançamento oficial da Operação Verão 2025, no Centro de Comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as forças de segurança definiram estratégias conjuntas para o período. O Detran, além de fiscalizar com base na Lei Seca, também intensifica a vigilância contra poluição sonora e atua na proteção da área de desova de tartarugas na Ponta da Sofia, na praia do Atalaia — onde a entrada de veículos é expressamente proibida.

A operação segue durante todo o mês de julho, com foco na prevenção de acidentes, preservação ambiental e ordenamento do tráfego nos principais balneários do Pará.

*Com informações de Ascom Detran/PA.

The post Operação Verão 2025 tem início tranquilo em Salinas com ações educativas e fiscalização do Detran appeared first on Ver-o-Fato.