A Polícia Federal deflagrou neste domingo (29) uma operação de combate ao desmatamento ilegal no Projeto de Assentamento Chapadão, localizado na Gleba Federal Pacoval, zona rural de Santarém, no oeste do Pará. A ação resultou na prisão de quatro pessoas em flagrante, além da apreensão de maquinário pesado, armas ambientais e produtos florestais retirados de forma ilegal da região.
Durante a ação, os policiais localizaram um Skidder — veículo utilizado para arraste de toras —, motosserras, toras de madeira recentemente extraídas e até um caminhão carregado com madeira serrada, escondido na mata. Os materiais reforçam a suspeita de atuação organizada e recorrente no esquema de exploração florestal ilegal.
Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Santarém, onde foram autuados por crimes ambientais e por extração e transporte ilegal de produtos florestais. Eles seguem à disposição da Justiça.
A operação faz parte do esforço permanente da Polícia Federal no enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia Legal, com foco especial no uso indevido de terras públicas federais e na degradação de áreas protegidas, como projetos de assentamento.
Em nota, a PF reiterou seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e destacou que as investigações continuam com o objetivo de identificar os financiadores e receptadores da madeira extraída ilegalmente.
Leia também:
O post PF prende 4 por desmatamento ilegal em assentamento rural no município de Santarém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.