Na casa da família Federisse, em Chapecó (SC), um galo decidiu que cacarejar ao lado de galinhas não era exatamente sua vocação. Pipo, como foi carinhosamente batizado, trocou o galinheiro tradicional pela vida mansa do sofá, do colinho e do carinho — e ninguém ousa contrariá-lo. Quem precisa de poleiro quando se tem uma almofada macia e maratona de séries?
A história inusitada começou em 2018, quando a chácara da família foi vendida e o galo, até então cuidado por um caseiro, corria o risco de ficar sem lar. Foi então que Odete Federisse e sua filha, Thalia Federisse, estudante de biomedicina e amante declarada de pets “exóticos”, decidiram adotá-lo. Bastaram alguns dias de convivência para perceberem que estavam diante de um galo… diferente.
“Ele é muito calmo, carinhoso. Bem diferente daqueles galos que a gente conhece, que vivem fugindo ou dando bicada”, conta Odete. E não é exagero. Pipo não só se adaptou à casa como passou a acompanhar a rotina familiar como se fosse um cachorro ou um gato. Aonde Odete ia, lá estava Pipo atrás, com seu andar compassado e ares de gentleman emplumado. “Às vezes a gente ia pra dentro de casa, e ele entrava atrás. Ia pro sofá, e ele sentava também pra assistir [televisão] com a gente”, relata, ainda surpresa com a cena digna de programa de domingo.
Na sala, entre uma novela e um noticiário, Pipo recebe cafuné nas penas e faz companhia como um verdadeiro parceiro de jornada. E, sim, ele parece ter opinião sobre os programas, embora até agora não tenha cacarejado sobre política.
Celebridade, e aí?
Thalia, que já teve um bode e um coelho — e aparentemente tem uma queda por animais que fogem do comum — se diverte com a fama conquistada graças ao novo companheiro. “Na rua, o pessoal brinca que sou a ‘Thalia do galo’”, diz, rindo. “Tem gente que acha besteira. Mas ele é tão manso, a gente se apega muito fácil. Pra mim, é normal”, garante.
E quem somos nós para dizer o contrário? Em tempos de redes sociais dominadas por gatos influencers e cachorros dublados, um galo simpático que curte uma televisão em família merece, no mínimo, uma conta no Instagram e um espacinho no coração da internet.
Afinal, se um galo pode virar celebridade na sala de estar, talvez seja hora de revermos nossos conceitos sobre “animal doméstico”. Pipo, o galo do sofá, está aí para provar que, com carinho e um bom controle remoto, qualquer bicho pode ser de estimação — desde que tenha estilo.
The post Trocou o galinheiro pelo sofá: galo adora colo e assiste TV na sala appeared first on Ver-o-Fato.