A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, respondeu com ironia nesta 3ª feira (2.jul.2025) ao deputado da oposição Evair de Melo (PP-ES), que a questionava se conhecia pesquisadores como o psicanalista francês Jacques Lacan. Em audiência na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara, Marina disse: “Deu tempo de pesquisar, hein, deputado?”.
Evair disse, durante o seu tempo de fala, que a ministra faz um “adestramento” da esquerda e adota um discurso que “vale para um lado e não vale para outro”. O congressista declarou que Marina “nunca trabalhou”.
“A senhora tem dificuldades com o agronegócio porque a senhora nunca trabalhou, a senhora nunca produziu, não sabe o que é prosperidade construída pelo trabalho. Todo mundo sabe, o mundo sabe que a senhora tem um discurso alinhado com essas ONGs internacionais”, disse Evair.
O deputado também atribuiu à ministra a culpa pelo bate-boca na Comissão de Infraestrutura no Senado, em 27 de maio. Marina deixou a reunião depois de o senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmar que ela “não merecia respeito”.
O presidente da comissão, Rodolfo Nogueira (PL-MT), concedeu o tempo de resposta a Marina. Ela declarou que, antes da audiência na Câmara, fez uma “longa oração” em que pediu “muita calma”, pois sabia que, depois do que “aconteceu no Senado, aqueles que gostam de abrir a porteira para o negacionismo, destruição do meio ambiente, racismo e machismo, iriam achar muito normal” repetir as ofensas.
A réplica foi dada ao deputado Evair. Ao citar Lacan, o congressista disse esperar que Marina “também o conheça”. Depois da resposta da ministra, o deputado a chamou de “mal-educada”.