Restaurante Popular quando estava em funcionamento, em 2024. Foto: Reprodução
A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), conforme havia anunciado pelas redes sociais, enviou ofício ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), nesta quarta-feira, 2, pedindo a apuração sobre o abandono, saqueamento e depredação do Restaurante Popular, da Prefeitura de Belém, que foi fechado há cinco meses pela administração municipal.
“Por 16 anos, o Restaurante Popular prestou um serviço de segurança alimentar fundamental para a população em situação de rua, trabalhadores do comércio, idosos, pessoas com deficiência e todos que tinham dificuldade de se alimentar bem, mas conseguiam fazê-lo nesse estabelecimento pagando apenas R$ 2,00 por havia subsídio da Prefeitura nessa alimentação”, destaca a deputada.
Ela aponta que, com o fechamento do Restaurante, nenhuma política alternativa ou similar foi providenciada pela gestão do prefeito Igor Normando. E, além disso, “é muito grave o abandono de um prédio público recém reformado e equipado, que foi abandonado, saqueado e depredado”, acrescenta.
Em abril de 2024, a gestão anterior sob o comando de Edmilson Rodrigues, investiu R$ 2,4 milhões em uma grande reforma e adaptação do prédio do Restaurante Popular, que também ganhou mobiliário e equipamentos novos, incluindo centrais de ar condicionado e caldeira de 200 litros.
No ofício, Lívia Duarte pede que seja instaurado o procedimento de apuração dos fatos; que a Guarda Municipal seja notificada para reforçar a segurança do prédio; e que sejam requeridam informações ao Município de
Belém sobre o abandono do Restaurante, o motivo da suspensão dessa política social, dados sobre a gestão do espaço, as providências administrativas tomadas diante do prejuízo aos cofres públicos e quais os planos para recuperação e reabertura do estabelecimento.
O post Deputada estadual Lívia Duarte aciona MPPA contra abandono e depredação do Restaurante Popular apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.