O que para muitos é uma brincadeira aparentemente inofensiva — soltar pipa, ou “papagaio”, como é conhecido no Pará —, pode se transformar em um perigo real para quem participa e para toda a vizinhança. Foi o que aconteceu na tarde desta quinta-feira (3), no município de Itaituba, sudoeste do Pará.
Na 36ª Rua do bairro Santo Antônio, uma linha de pipa cortou um fio da rede elétrica. O cabo energizado caiu sobre uma cerca metálica, provocando um princípio de incêndio que assustou os moradores da área. As chamas foram rapidamente controladas pelo Corpo de Bombeiros, que foi acionado por populares logo após o incidente.
Uma das moradoras da rua relatou os momentos de tensão: “foi muito assustador. A faísca começou do nada, e o fogo podia ter se alastrado para as casas. Poderia ter sido bem pior”, disse, aliviada com a chegada rápida dos bombeiros.
O tenente do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência fez um alerta direto à população:
— “É preciso redobrar os cuidados ao soltar pipas, principalmente em áreas urbanas e próximas à fiação elétrica. Esse tipo de brincadeira pode provocar acidentes graves, causar incêndios e até mesmo matar”, advertiu.
Casos como esse, infelizmente, não são raros. As linhas de pipa — especialmente quando feitas com cerol ou cortantes — representam risco para pedestres, motociclistas, animais e, como se viu em Itaituba, também podem gerar acidentes envolvendo a rede elétrica, com risco de curto-circuito, incêndios e até apagões.
É importante lembrar que, além do perigo físico, provocar danos à rede elétrica ou colocar vidas em risco com essa prática pode configurar crime e resultar em responsabilização civil e penal.
Diversão com responsabilidade é fundamental
Especialmente em tempos de férias escolares, o alerta vale para pais, responsáveis e jovens: pipa só em locais abertos, longe da rede elétrica — e nunca com linhas cortantes.
A ocorrência em Itaituba terminou sem feridos, mas fica o aviso: da próxima vez, as consequências podem ser fatais.
IMAGENS:
The post Pipa na rede elétrica causa princípio de incêndio em Itaituba: vídeo appeared first on Ver-o-Fato.