O Brasil conta com apenas 1 aeroporto entre os 10 melhores do mundo em 2025, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado nesta 3ª feira (8.jul.2025). O levantamento avalia pontualidade de voos, qualidade dos serviços e infraestrutura comercial nos terminais.
O Aeroporto Internacional de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek) aparece na 4ª colocação global, subindo uma posição em relação ao ano anterior. Obteve nota 8,47 no total, com destaque para os seguintes critérios:
- Pontualidade dos voos: 8,6;
- Satisfação do cliente com os serviços: 8,3;
- Qualidade de alimentação e lojas: 8,2.
A edição de 2025 avaliou 250 aeroportos de 68 países, com base na experiência de 13,5 mil usuários entre junho de 2024 e maio deste ano.
Eis os 10 melhores aeroportos do mundo:
- Cidade do Cabo (África do Sul);
- Hamad – Doha (Catar);
- Rei Khalid – Riad (Arábia Saudita);
- Brasília (Brasil);
- Mascate (Omã);
- Tocumen – Cidade do Panamá (Panamá);
- King Shaka – Durban (África do Sul);
- Salt Lake City (Estados Unidos);
- Bergen – Flesland (Noruega);
- Rei Fahd – Dammam (Arábia Saudita).
DESEMPENHO DO BRASIL
Além de Brasília, outros 11 aeroportos brasileiros estão entre os 100 mais bem avaliados. O Aeroporto Internacional de Belém caiu da 9ª para a 13ª posição, enquanto o Santos Dumont, no Rio, subiu 23 posições e agora ocupa o 17º lugar. Veja os demais:
- 13º – Belém/Val-de-Cans (PA);
- 17º – Santos Dumont (RJ);
- 24º – Fortaleza/Pinto Martins (CE);
- 29º – Galeão (RJ);
- 46º – Curitiba/Afonso Pena (PR);
- 47º – Recife/Guararapes (PE);
- 61º – Guarulhos (SP);
- 63º – Congonhas (SP);
- 72º – Florianópolis/Hercílio Luz (SC);
- 73º – Viracopos (SP);
- 77º – Confins (MG).
O Aeroporto Internacional de Salvador aparece na 113ª posição, e o terminal de Porto Alegre (Salgado Filho) ocupa o 216º lugar —afetado por longos meses de inatividade em 2024 devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
METODOLOGIA
O AirHelp Score 2025 avaliou 250 aeroportos de 68 países com base em dados coletados entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025. A classificação considera 3 critérios principais:
- Pontualidade: com maior peso na nota final (60%), é calculada a partir de um banco de dados próprio da AirHelp, alimentado por informações de fontes confiáveis, como agências governamentais, operadoras de voo e sistemas de rastreamento. São considerados “pontuais” os voos que chegam com até 15 minutos de atraso.
- Satisfação dos clientes: responsável por 20% da nota, é medida por meio de uma pesquisa com mais de 13,5 mil viajantes em 58 países. Os usuários avaliaram itens como atendimento da equipe, tempo de espera, acessibilidade e limpeza dos aeroportos.
- Serviços comerciais: as lojas e opções de alimentação correspondem aos 20% restantes da nota. Também foram avaliados pelos passageiros em uma escala que vai de “muito bom” a “muito ruim”.
OUTRO LADO
Segundo apurou o Poder360, representantes do setor aéreo brasileiro criticam a falta de metodologia técnica reconhecida, como fonte de dados e divulgação de amostragem científica, e consideram a AirHelp uma empresa que “promove judicialização” do setor no Brasil.
A AirHelp foi procurada para comentar e não respondeu até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Eis os 10 primeiros colocados no ranking. Clique aqui para acessar a planilha numa nova aba.