Igor Normando quer privatizar PSM da 14 com corte de leitos e gasto de R$ 111 milhões

Foto: Reprodução

O prefeito Igor Normando (MDB) está dando sequência ao processo de privatização da saúde pública de Belém com a abertura, nesta terça-feira (8/7), do edital para contratar um hospital privado, pelo período inicial de 12 meses, para substituir os serviços prestados pelo Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14). O custo total será de 111.025.849,20 (cento e onze milhões vinte e cinco mil, oitocentos e quarenta e no reais e vinte centavos), o que levanta suspeitas sobre a eficiência do gasto público, já que o valor poderia ser investido na modernização do próprio PSM, mantendo-o sob gestão pública.

A atual gestão, segundo informações do Ministério Público do Pará, pretende reformar o PSM da 14 de Março e, posteriormente, entregá-lo a uma Organização Social (OS) privada. Os mais de 2 mil servidores serão transferidos para outras Unidades de Saúde, e por fim, o pronto-socorro será transformado em um hospital pediátrico.

Segundo o edital, o hospital privado a ser contrato terá um redução brutal de leitos em 44%, dos atuais 250 para apenas 138 leitos, e contar com corpo clínico e médico mínimo nas especialistas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia/Traumatologia, Neurocirurgia (em especial para manutenção do protocolo de AVC) e intensivistas para UTI. Outros 19 especialistas também estão previstos. Hoje o PSM da 14 atende a 28 especialidades.

A medida faz parte de um plano da gestão Normando para transferir os serviços e os recursos públicos para grupos privados, fragilizando ainda mais o sistema de saúde em Belém. Movimentos em defesa do SUS e servidores de saúde prometem resistir e alertam que a privatização, e o consequente fim do PSM da 14 – referência em urgência e emergência na capital paraense. – vai precarizar o atendimento, aumentar filas e reduzir o acesso da população mais carente.

Edital para contratação de hospital privado, aberto neste terça-feira (8).

O post Igor Normando quer privatizar PSM da 14 com corte de leitos e gasto de R$ 111 milhões apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.