Alckmin diz que Trump está “mal-informado” ao defender Bolsonaro

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta 4ª feira (9.jul.2025) que a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil é “totalmente equivocada”.

“Acho que ele está mal-informado, porque o presidente Lula ficou preso quase 2 anos. Ninguém questionou o Poder Judiciário. Ninguém questionou a questão do país. É assunto interno do Poder Judiciário. Não tem sentido”, declarou em entrevista a jornalistas.

Alckmin falou sobre o tema depois de participar do lançamento do Portal da Regulação, site do governo feito para dar maior transparência ao ambiente regulatório brasileiro, na sede do Ministério da Indústria.

Em tom crítico, o vice-presidente classificou as declarações de Trump como uma “interferência” e disse que “não é adequada”. Para Alckmin, a fala se deu “talvez até por desconhecimento”. 

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil reforçou nesta 4ª feira (9.jul) a defesa de Trump a Bolsonaro.

Na 2ª feira (7.jul), Trump criticou o que classificou como “tratamento terrível” a Bolsonaro. Em publicação na rede social Truth Social, afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente.