“Aqui é BR, não é Disney”: PT lança campanha após Trump taxar Brasil

O PT (Partido dos Trabalhadores) publicou nesta 4ª feira (9.jul.2025) um vídeo nas redes sociais em reação ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Na peça, que aparenta ter sido criada com IA (inteligência artificial), 2 homens conversam em defesa da soberania nacional. Um deles veste uma camisa vermelha (cor associada ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e o outro, uma da seleção brasileira –associada à oposição.

“A gente raramente concorda, mas atacar a soberania do Brasil assim do nada não dá!”, diz o de vermelho. “Finalmente vou ter que concordar com você, quem esse americano pensa que é achando que é dono do mundo? Aqui é Brasil, não é a Disney”, responde o de verde e amarelo.

O vídeo é uma estratégia do partido para atrair a direita e a esquerda contra a medida imposta pelos EUA sob o slogan “O Brasil é soberano”.

Assista (32s):

TARIFA DE 50%

Trump anunciou nesta 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os EUA.

Ele justificou a medida pela relação comercial “injusta” do Brasil com os EUA e pelo tratamento dado pela Justiça brasileira ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) –réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

Lula rebateu o norte-americano. Afirmou que o Brasil é um país que tem instituições independentes e voltou a declarar que não aceitará ser “tutelado por ninguém”.

A medida entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.

Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.