O deputado democrata Lloyd Doggett, do Texas, contestou uma analogia com futebol feita pelo governador do Estado, Greg Abbott, sobre as enchentes na região. Doggett afirmou à CNN, nesta 4ª feira (9.jul.2025), que a situação “não é um jogo”.
As enchentes devastadoras atingiram, em sua maior parte, a região do condado de Kerr, no Texas, provocando ao menos 119 mortes e deixando mais de 170 desaparecidos, segundo informações oficiais divulgadas à CNN. O desastre natural impactou diretamente os residentes locais, mobilizando autoridades estaduais e federais na resposta à emergência.
A crítica do deputado surgiu depois de Abbott dizer que “todo time de futebol comete erros”, quando questionado na 3ª feira (08.jul) sobre responsabilidades pelas enchentes. “Todo time de futebol comete erros. Os times perdedores são aqueles que tentam apontar quem é o culpado. A maneira como os vencedores falam não é apontando dedos. Eles falam sobre soluções. O Texas é sobre soluções”, declarou.
À CNN, Dogget disse: “Não é um jogo. As vidas das pessoas estão em risco e os perdedores são aqueles que não aprendem com os erros, que não responsabilizam as pessoas”. O democrata ainda afirmou acreditar que no caso “existem questões de responsabilidade em todos os níveis de governo”.
Uma análise da CNN sobre comunicações de um sistema de mensagens em tempo real operado pelo NWS (Serviço Meteorológico Nacional) revelou que nenhum gerente de emergência do condado de Kerr enviou mensagens ou interagiu com a equipe do NWS na plataforma durante o evento.
Doggett pediu uma “investigação minuciosa” para verificar se os cortes de pessoal no NWS, durante o atual governo Trump, afetaram os alertas de emergência ou a resposta ao desastre.
“As respostas ultrajantes da secretária de imprensa da Casa Branca e do departamento de Segurança Interna atacando a imprensa por levantar as questões me deixam ainda mais confiante de que precisamos ter uma investigação minuciosa”, declarou.
Um porta-voz do NWS informou ao jornal norte-americano que os escritórios de previsão para Austin-San Antonio e San Angelo “tinham pessoal extra de plantão durante o evento de inundação catastrófica”.